Responsabilidades maiores…em tempos mais calmos!

Goulart

Texto enviado por Sérgio Miguel Oliveira

As primeiras das muito poucas palavras que direi são para agradecer o convite do meu amigo João Mendes, para partilhar um texto da minha autoria, em que o conteúdo do mesmo poderia ser a minha escolha. Como tal, a minha vida gira em torno do Corpo de Bombeiros da minha terra e não poderia ficar indiferente a este novo rumo e então decidi aceitar o repto desafio do Mendes e cá está.

*****

Quase dois anos depois de não ter sido renovada a comissão de serviço como comandante do corpo de bombeiros, foi homologado o nome de João Pedro Goulart para voltar a comandar o corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

João Pedro Alves Goulart, Comandante do Corpo dos Bombeiros (CB) Voluntários da Trofa, toma hoje solenemente a posse do comando, embora já tenha sido legalmente homologada a sua nomeação. Está marcada para as 21 horas, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, e é aberta a toda a comunidade.

Muito resumidamente, João Pedro Goulart é Bombeiro Voluntário no CB da Trofa desde 1988. O seu percurso, como elemento de comando, iniciou-se em 2004 tomando posse como Adjunto de Comando onde passado quase um ano nestas funções, foi proposto para 2º Comandante da Corporação da Trofa. Desde então, João Goulart progrediu hierarquicamente na estrutura do Comando, chegando a Comandante do CB em 2008 onde permaneceu até “que a direcção (Demissionária) entendeu não renovar a comissão de serviço”. Após essa mesma não renovação de serviço, o Comando ficou assegurado por Filipe Coutinho, 2º Comandante e pelo Adjunto de Comando Daniel Azevedo, que se viriam a demitir passado quase 1 ano depois.

Após a não renovação da comissão de serviço, foram muitos os nomes que surgiram, em vão, para ocupar o cargo de Comandante, nomeadamente nomes de pessoas (bombeiros, ou não!!…de outros CB’s), externas ao CB da Trofa, mas que por estima e consideração a alguns membros da direcção demissionária, surgiram como potenciais futuros Comandantes, o que criou alguma inquietação, mesmo que os bombeiros tenham tentando conseguir pelo seu esforço manter a atmosfera de compreensão no corpo activo.

Essa mesma inquietação, levou a que cada um se barafustasse da forma como queria, tendo alguns energúmenos posto em causa o bom nome da Associação, levando muitas pessoas a se admirarem, sem razão!!!.Havia quem só faltasse “engraxar” os sapatos ao Sr. Presidente da Direcção Demissionária, para que pudesse chegar ao “poder”. Houve até quem, com a posterior demissão do 2º Comandante Filipe Coutinho e do Adjunto de Comando Daniel Azevedo, chegasse a esse poder (porque o Comando interino de um CB é assumido pelo elemento mais graduado) e numa semana conseguisse criar restrições a todos os voluntários, mudar fechaduras das portas e criar em torno do CB algumas incógnitas.

Muita água correu por debaixo da ponte, muitas foram as conversas de corredor e muitos nomes continuaram a surgir. O ambiente não era o melhor, fazendo lembrar tão famoso discurso radiofónico:

Muro erguido pela lisonja, pelas informações tendenciosas, pelas redes de interesses, pelas cerimónias protocolares, pelas intrigas políticas, pelos despeitos, pelos conflitos de ideias ou processos de governo, a sua visão aguçada pelo sentimento das responsabilidades descobrirá nitidamente os que lamentam o povo e o exploram, os que deviam educar as massas e as enganam ou desmoralizam, os que invocam o Poder Público e desobedecem às leis, os que exercem violências em nome da justiça, os que praticam arbitrariedades em nome da autoridade, os que têm lugar de serventuários do Estado e o não servem, deturpando as intenções e inutilizando traiçoeiramente os esforças de quem governa.

Mas, chega o dia em que a direcção se demite. Direcção essa, que após a não renovação de João Pedro Goulart, a saída do Comando do 2º Comandante e do Adjunto de Comando, se demitiu, derivado ao Sr. Presidente da Assembleia Geral que “…assumiu frontalmente perante a direcção que o comandante só poderia vir do interior do Corpo de Bombeiros…” (opinião também de 95% do Corpo de Bombeiros).

Após a demissão dessa mesma direcção, é altura de dar um novo rumo a Associação. Chegada de novas eleições e eleita uma nova Direcção, liderada pelo Sr. Presidente Manuel Dias, que desde já felicito pelo enorme trabalho que têm feito e pela enorme disponibilidade para com todos, onde procura de imediato solução a todos os problemas que possam surgir em torno dos Bombeiros.

Mas o melhor não é necessariamente o mais virtuoso, nem o de maior talento, nem o mais culto, nem o mais forte, nem o mais activo, mas aquele que possui, se assim me posso exprimir, a mais alta média de qualidades úteis.

Esta mesma direcção soube e sabe ouvir os bombeiros, soube e saberá encontrar o conteúdo certo dentro deste Corpo de Bombeiros e não se deixará influenciar por “pessoas alheias”, tomando a decisão certa (a meu ver, pois pode haver quem não concorde) em escolher para Comandante do Corpo de Bombeiros João Goulart.

Quem o conhece, sabe do que o Homem é capaz. Caso para dizer, ” o bom filho a casa torna”.

Parabéns Sr. Comandante João Goulart. Parabéns Bombeiros!

*****

Só mais uma pequena observação, não querendo alimentar nenhuma polémica e deixando a minha opinião pública, queria só acrescentar um ponto, onde para bom entendedor, meia palavra basta:

Durante este espaço de tempo, bastantes coisas se passaram, coisas a que assisti ou em que tomei parte e que não muitos poderão testemunhar. Uma Associação tem que ser gerida por pessoas humildes. Pessoas que saibam conversar, ouvir e aconselhar, não por pessoas autoritárias, ameaçadoras, egoístas e egocêntricas que se julgam superiores aos restantes. E mais não digo que seria amesquinhar este momento augusto.

Um Abraço

Sérgio Miguel

Advertisements
This entry was posted in Trofa and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Responsabilidades maiores…em tempos mais calmos!

  1. Anonymous says:

    Grande discurso Primo

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s