Coisas que apesar da propaganda continuam a não passar por aqui

A Bloom Consulting é uma empresa especializada no desenvolvimento da estratégias de marca de cidades e países. Entre os seus clientes, podemos encontrar agências de turismo de uma grande parte dos países europeus, da Alemanha à Letónia, bem como vários ministérios, regiões ou cidades. Portugal já recorreu aos serviços da Bloom, não só através do governo como também através de municípios como a Figueira da Foz ou Castelo Branco.

Com sede em Madrid e escritórios em Portugal e no Brasil, esta empresa liderada pelo português José Filipe Torres (CEO) tem sido alvo da atenção da imprensa internacional como o BBC, a CNN ou a conceituada The Economist, que teceram rasgados elogios à acção da empresa. Pelo segundo ano, a Bloom Consulting publicou uma análise ao potencial da marca de cada um dos 308 concelhos portugueses, atendendo a três grandes categorias: Negócios/Investimento, Visitar/Turismo e Viver/Talento. Segundo José Filipe Torres (citação extraída do Jornal de Negócios), e em traços gerais, o ranking é obtido da seguinte forma:

O ranking foi elaborado através do cruzamento de diversos dados estatísticos, como desemprego, número de hospitais, salário médio, taxa de criminalidade ou dormidas turísticas por município, com 15 grupos de perguntas-chave, que agrupam “o que as pessoas procuram no mundo inteiro num município”, explica Filipe Roquette

Posteriormente, esses dados são comparados com a “comunicação online de cada município: o que comunica e o número de pessoas a quem chega essa informação”, tendo por base o site da autarquia e a sua presença nas redes sociais.

Em 2014, o resultado do concelho da Trofa foi o seguinte:

Negócios/Investimento: posição 74º                                                                             Visitar/Turismo: 144º                                                                                                   Viver/Talento: 50º                                                                                                                    GERAL: 74º

Passado um ano, a Bloom voltou a elaborar o seu Portugal City Brand Ranking e os resultados sofreram alterações:

Negócios/Investimento: posição 86º                                                                             Visitar/Turismo: 146º                                                                                                   Viver/Talento: 67º                                                                                                                    GERAL: 99º

Temos portanto uma queda em todas as categorias: duas posições no Turismo, 12 no Investimento, 17 na categoria Viver e 15 posições no ranking global.  E se no Turismo a diferença é residual, isto apesar do discurso do poder apontar para melhorias significativas (a ideia de colocar placas identificativas do Castro de Alvarelhos e da Igreja de Santiago de Bougado na A3 foi uma boa ideia mas precisa de ser materializada), a queda na qualidade de vida parece lógica num concelho onde apesar das inaugurações parciais, a fazer lembrar uma velha história de um tal de Parque das Azenhas nas últimas Autárquicas, nem o parque está ainda verdadeiramente concluído.

Mas aquele que me parece o indicador mais penalizador para a agenda, propostas e discurso da coligação Unidos pela Trofa é aquele que diz respeito ao Investimento, uma das grandes bandeiras eleitorais do PSD/CDS-PP que, infelizmente, ainda parece uma miragem. Isto num contexto geográfico em que todos os nossos vizinhos se encontram nos 50 primeiros lugares. Para quando uma melhoria significativa nesta bandeira do executivo? Quando é que o futuro do investimento passará efectivamente por aqui? Discursos bonitos como o que abre este texto são manifestamente insuficientes, fazem falta acções concretas que, até ao momento, se resumem à vinda da empresa gerida pelo mandatário da coligação às últimas Autárquicas. Não chega meus senhores.

Advertisements
This entry was posted in Trofa and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s