Sobre a falta de maturidade democrática do senhor presidente

SH2

Foto@Notícias da Trofa (será que esta foto existe mesmo ou será mentira?)

*****

Já chegou anos para trás de palhaçadas de Assembleias Municipais, eu quero rigor, eu quero que a Assembleia Municipal tenha a dignidade que a Casa da Democracia deve ter. É esta a minha postura e enquanto eu aqui estiver, irei pautar a minha conduta pelos princípios do respeito, da educação e dos valores com que me pauto na minha vida.

(Isabel Cruz, Assembleia Municipal de 27 de Fevereiro de 2015)

*****

Tenho andado a ver e a ouvir o vídeo da última Assembleia Municipal, que por ser muito longo e pela minha intenção de perceber, ao detalhe, o que lá foi dito, me obriga a visualizá-lo às prestações. De lá extraí informação de elevado interesse e sobre a qual irei escrever algumas opiniões neste espaço mas, por imperativo de consciência, dedico-me hoje a mais uma inacreditável demonstração da tal falta de maturidade democrática que entendo ser referida pela professora Isabel Cruz  no seu artigo publicado na última edição do Correio da Trofa. Algo que configura uma enorme falta de respeito da parte do presidente da Câmara Municipal da Trofa, falta de respeito essa que passou em claro junto da Mesa da Assembleia Municipal, apesar da sua presidente ter referido, minutos antes, que pretendia o rigor e a dignidade que a casa da Democracia merece, na noite em que Sérgio Humberto apelidou o mandato socialista que o antecedeu de “ditadura”, porventura ignorando o significado e o peso histórico do termo.

Disse o senhor presidente:

Também a população da Trofa não é enganada por jornais locais que a única verdade que lá vem é a data. Se fosse hoje, era 27 de Fevereiro de 2015. É a única verdade que lá está.

Como é do conhecimento do caro leitor, existem apenas dois jornais na Trofa. Sendo um deles o Correio da Trofa, próximo das pessoas no poder e habitualmente “simpático” relativamente às suas posições, as palavras do presidente dirigem-se obviamente ao Notícias da Trofa. Deixemos-nos de constatações vagas e chamemos “os bois pelos nomes”.

Ora, tendo Sérgio Humberto insistido nestas ideias por mais que uma vez, assumo com naturalidade que não foi figura estilo e faço uma interpretação literal das suas palavras, algo perfeitamente legítimo. Até porque o presidente insistiu na questão de só a data ser efectivamente verdadeira por mais do que uma vez. Quer isto dizer que, de uma só assentada, Sérgio Humberto chamou mentiroso não só ao editor e a todos os jornalistas do jornal, como também chamou mentiroso aos leitores que para lá enviam cartas e aos cronistas José Maria Moreira da Silva, Atanagildo Lobo, Jaime Toga, Ricardo Garcia, João Pedro Costa (homem que ainda há poucos meses se fartou de elogiar num evento no Clube Slotcar da Trofa), Pedro Ortiga, aos bloggers afectos às APVC, que rotativamente publicam crónicas no Notícias da Trofa, e a este vosso amigo que dá pelo nome de João Mendes.

Não vou falar pelos restantes. Não me compete, não sou advogado de defesa de ninguém. Mas é verdadeiramente indigno e desrespeitoso que um presidente de câmara lance um anátema desta envergadura contra pessoas cujo único “defeito” é aparentemente não concordar com tudo o que diz. Ódios partidários eu até percebo, são o prato do dia-a-dia para quem não tem capacidade de separar as águas, agora este tipo de ataques que atingem pessoas com créditos firmados fora da esfera política como o Dr. Moreira da Silva, um dos pais da luta pela criação do concelho, ou o meu amigo João Pedro Costa, empresário de referência da Trofa, fundador e presidente de uma das associações que mais actividade tem desenvolvido na Trofa são sinais preocupantes de algum desnorte. Principalmente para quem assinou um ajuste directo com o jornal a si afecto para a prestação de um serviço que, meses após o prazo de execução contratualmente definido, ainda não viu a luz do dia. Nem aumentando o prémio.

Quero então aqui deixar claro que não reconheço autoridade ao presidente da Câmara Municipal para me chamar mentiroso, a menos que sustente as suas acusações de forma objectiva. Se o presidente quer fazer propagandas baratas para incendiar discussões, que use factos concretos em vez de se esconder por trás de declarações vagas. Eu NUNCA menti em qualquer artigo que escrevi no jornal Notícias da Trofa. Nem quando falo sobre o país, nem quando falo sobre os ajustes directos duvidosos que o seu executivo andou a fazer. Dou-me sempre ao trabalho de referir fontes e de me esforçar ao máximo por ser criterioso e objectivo nas minhas opiniões. Não me escondo atrás de retórica. Aceito críticas que vão no sentido da coerência da minha opinião ou da validade das fontes das quais faço uso mas isso não faria de mim mentiroso. Quanto muito faria de mim incompetente.

Na mesma noite em que teve a infelicidade de apelar aos inc0modados para que se retirassem para Santo Tirso, este é mais um momento em que o presidente esteve manifestamente mal. Maturidade democrática também significa respeitar opiniões divergentes. Respeitar o trabalho dos outros. Ao emitir tais declarações, o presidente da CMT desrespeitou o trabalho de todos aqueles que, de uma forma ou outra, contribuem para o normal funcionamento do Notícias da Trofa. Apesar de ser apenas cronista, o que há menos tempo figura no painel, sinto-me lesado por esta falta de respeito e, como quem não sente não é filho de boa gente, não a posso deixar passar em branco.  A isso me obriga a minha consciência e aquilo que entendo serem os meus direitos e deveres democráticos.

Advertisements
This entry was posted in Assembleia Municipal and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Sobre a falta de maturidade democrática do senhor presidente

  1. Anonymous says:

    Só uma questão. Este blogue existe á quantos anos?

  2. Pingback: Atritos entre autarcas e imprensa local | …e a Trofa é minha!

  3. Pingback: Sobre intervenções encomendadas na Assembleia Municipal | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s