O convite à não participação

Meeting

É já um clássico por cá e não é de agora. Toda a vida fomos mal informados sobre situações como datas de Assembleias Municipais ou de Freguesia. A timidez das tropas de choque dos partidos que se alternam no poder em questões como esta contrastam profundamente com a forma entusiástica com que divulgam inutilidades de auto-promoção do líder ou de uma qualquer figura partidária que um dia os poderá conduzir à tão esperada lista fechada de acesso à Assembleia da República para umas férias de luxo de 4 anos em que pouco mais farão do que levantar o braço em função da vontade e agenda das pessoas que controlam os aparelhos partidários, ignorando por completo as pessoas que com o seu voto lhes confiaram o seu destino.

O exemplo que vos trago hoje é, na minha opinião, um daqueles exemplos em que se dá com uma mão e se tira com a outra: por um lado temos um executivo supostamente aberto à participação dos munícipes na sua reunião camarária. Por outro, falamos de um anúncio feito na página do Facebook da CMT, com apenas 20 horas de antecedência que, coincidência dos diabos, não despertou o interesse da habitual legião de fãs de Sérgio Humberto que com tanto afinco se dedica a partilhar irrelevâncias, como o pequeno quadradinho alusivo à implementação do Via Azul Simplifica no Correio da Manhã.

Esta situação levanta-me algumas questões. Por um lado, será que o responsável pela gestão da página de Facebook da CMT apenas se lembrou de divulgar esta informação em cima da hora? Ou terá assim acontecido porque foi instruído para tal? Pior: terá esta informação sido disponibilizada em cima da hora apenas para demonstrar uma falsa abertura que na realidade acaba por ser exposta, na medida em que o curto espaço de tempo entre a publicação naquele que – segundo declarações do presidente da CMT num programa da TVI – é um meio privilegiado para o contacto com a população e a reunião em si impossibilita a esmagadora maioria dos trofenses a terem tempo de organizar as suas vidas em função da mesma?

Por outro lado, quererá verdadeiramente o executivo camarário, tal como os vereadores do PS que integram estas reuniões, ter os seus munícipes nestas reuniões? Vamos lá ver uma coisa: as pessoas trabalham. Quer dizer, aqueles que ainda não viram os seus empregos serem fulminados pela incompetência e corrupção que caracteriza as governação PS e PSD (com ou sem CDS). E como trabalham não podem simplesmente chegar ao local de trabalho após o almoço e dizer ao seu chefe ou patrão: “olhe lá, fui agora ao Facebook na hora do almoço e descobri que amanhã às 09:30h há reunião da CMT e eu quero ir lá ver aquilo. Dê lá aí um jeitinho se faz favor.”. Sim, eu sei que alguns funcionários públicos até se podem baldar meses ao trabalho para andar a passear por obras da junta ou da câmara municipal onde por norma estão fotógrafos prontos para imortalizar o momento mas quem, por exemplo, trabalha no privado, não vive nessa festa. E faltas ao trabalho, bem como colocação de dias de férias, seguem directrizes apertadas e objectivas. Não se trata aqui da vontade do freguês.

Sinceramente, tudo isto me parece uma de duas coisas, confesso-me indeciso: ou existe manifesta falta de competência a gerir a informação que se disponibiliza aos trofenses, ou quem manda não quer mesmo ser incomodado e, como tal, lança estas notificações em cima da hora e do joelho para simular um convite à participação que é a sua própria negação. Compete ao executivo, através dos seus meios e equipas, informar devidamente o munícipe. Convidar os trofenses para participar numa reunião desta natureza 20 horas antes e a meio de um dia de trabalho é um convite à não-participação. Mas isso sou eu que sou do contra, claro.

Advertisements
This entry was posted in Política Local and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to O convite à não participação

  1. Pingback: Uma vez mais envolto em secretismo, o ilusionista eleitoral está de volta | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s