Propagandámos todos

"são todos iguais, protege-te da propaganda"

“são todos iguais, protege-te da propaganda”

Cumprindo as suas responsabilidades de oposição, o PS Trofa lançou na semana passada um estético gráfico ilustrativo dos gastos do actual executivo camarário, através de ajustes directos, em publicidade e propaganda. Como referem na imagem, segundo declarações que suponho serem do líder da concelhia, “este executivo é o campeão dos ajustes directos em publicidade e propaganda”. Bela máxima para coroar o documento. Dá um aspecto pomposo, firme, coerente, coeso, assertivo e mais uma data de características que poucas vezes demonstra o partido que assina este folheto digital.

Apresentar valores isolados pouco diz sobre a realidade. Na verdade, esquecer os seus quatro anos à frente do – na altura – território-folha induz-nos numa lógica propagandista que permite manipular as opiniões.

Certo será que, até determinado ponto, os dados são úteis e esclarecedores. Podemos perceber facilmente que o executivo tem um espectáculo de sessenta mil euros preparado para a inauguração do centro gravítico da trofa-dos-parques. Podemos perceber que o DNA Trofa, apesar de, pelo que percebi, ir pouco além dos vídeos catitas já tem investidos uns noventa mil euros. Podemos, também, perceber que o PS Trofa sabe pesquisar no útil base.gov mas não percebeu que pode clicar em “próxima página” de contractos adjudicados pelo Município da Trofa e servir-se dos dados para fazer algumas comparações.

Facilmente poderíamos traçar algumas comparações com o ano de 2012 ou 2013 e com os registos que constam desse período. Como podem conferir, teriam resultados, no mínimo, diferentes. Não sei quem fica em posição mais confortável mediante comparações. Sei que o PS Trofa, atira muito ao lado enquanto esclarecida oposição. De facto, para alguém ser campeão, convém haver mais do que uma equipa.

Também não terá o espectador cibernauta dados suficientes a serem usados como chavões de autoridade. Logo, não se torna fácil perceber quanto representam os gastos em “propaganda” da CMT em comparação com o seu orçamento global ou o orçamento destinado à acção social, à cultura, à educação, às obras públicas, ou à data de coisas que não se inserem em nenhuma categoria destas e, às vezes, não compreendemos para que servem. Mais uma vez, não é esclarecedor. E, se não serve para esclarecer, talvez sirva só para propaganda.

Quando olho para os dois ponto qualquer coisa euros gastos pela CMT, em comparação com os dois virgula qualquer coisa euros que trago no bolso, fico assustado e com uma pitadinha de revolta. No entanto, de cabeça fria, qualquer pessoa conseguirá concluir que aquele valor isolado pouco valerá e, poderá cair na recorrente tentação de alguns dos senhores que ocupam cargos na AM de acusar o PS Trofa de demagogia, populismo e… propaganda.

Poderia tentar enumerar todos os telhados de vidro e telhas partidas que o PS Trofa, infelizmente, tem. Com uma rápida leitura do texto publicado sobre o mesmo assunto conseguem perceber algumas. Enquanto não se fizerem oposição esclarecida e esclarecedora que reconhece as suas falhas e apresenta uma postura totalmente renovada, o PS Trofa não passará do “outro partido” que pouca diferença fará além da cor e dos tiques menos arruaceiros. E depois: “ai e tal são todos iguais”.

Advertisements

About Pedro Amaro Santos

Da Rua José Moura Coutinho (N14) chego a qualquer parte do Mundo.
This entry was posted in Política Local, Propaganda, Trofa, Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s