A banana da discórdia

10583959_686452818112748_4684825212435465720_n

Foto de Gaby Leal Silva e “arranjo” de Manuel Veloso

O Notícias da Trofa (NT) chama a esta coisa um “separador traiçoeiro”. Parece-me que todos os que directa ou indirectamente estão envolvidos na implementação desta coisa, desta banana, como lhe chamam, devem agradecer ao NT a gentileza e também levantarem as mãos ao Senhor porque os jornalistas usam muitos eufemismos por razões óbvias. Isto não é só traiçoeiro. É inestético, desnecessário e, como foi possível verificar nos últimos dias, incómodo.

Podemos argumentar que a causa por vários incidentes que esta banana já proporcionou é a falta de atenção por parte dos condutores. Esta poderá ser uma das causas, é um facto. Mas não me venham dizer que acham que isto faz algum sentido, que faz o trânsito ficar mais fluído ou que ajuda em alguma coisa. Não ajuda. Pelo contrário.

A minha área de formação não é, de todo, a engenharia, e calo-me muitas vezes em assuntos que não domino porque do achar ao ter a certeza vai uma grande distância. Mas aqui não é preciso ter um mestrado em engenharia, arquitectura, whatever. Nem sequer carta de condução. Isto causa transtorno. Faz as pessoas pararem no meio da rotunda. E se a ideia era facilitar algo que eu ainda não percebi o que era, lamento, senhores, mas saiu tudo ao lado.

Não me interessa se são normas europeias, directivas não sei de onde, projectos já aprovados que têm de ser postos em prática. Contra factos não há argumentos e estes pequenos incidentes (que esperemos que nunca se tornem em acidentes), bem como relatos de outros que o NT não presenciou, mas que algumas pessoas já relataram no seu Facebook, só provam o óbvio. Tirem-me esta merda este separador dali, por favor!

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

8 Responses to A banana da discórdia

  1. Anonymous says:

    A meu ver um dos grandes problemas tem a ver com a “formatação” das pessoas que estão habituadas a algo e já são guiadas cegamente, se estou num lugar que não conheço procedo a uma condução com cuidados dobrados. Mas é óbvio que isso varia de pessoa para pessoa…

  2. Anonymous says:

    Sendo a Trofa uma terra de modas, e quem vai no seu “bolide” acha que vai a desfilar e olha para todo o lado excepto a estrada… olha para a menina que vai no passeio, olha para o carro do vizinho que é melhor ou pior que o seu… olham para todo o lado excepto para o que deviam. É certo que a dita banana não tem grande sentido, mas estes incidentes não aconteceriam com tanta regularidade se os condutores estivessem mais preocupados na condução do que propriamente na “banda que vai a passar”.

  3. Anonymous says:

    A meu ver só “galga” aquilo ou para na rotunda quem nao sabe andar na estrada….. aquilo serve para o que foi feito que é facilitar o que já existia mas que não estava fisicamente e então os “domingueiros” agora tem o trabalho facilitado…. mas como de tão “domingueiros” que alguns sao que mesmo com aquilo lá se atrapalham…

    Cumprimentos
    Marc Pereira

  4. Tiago Tedim says:

    A minha opinião é que as pessoas devem abrir os olhos. A “banana” separa fisicamente duas faixas. Uma delas tem como função evitar que os automobilistas tenham que passar na rotunda quando querem sair na primeira saída (estrada Vila do Conde). Isto é um facilitismo para todos. Se, de facto, as pessoas conseguem ter acidentes num separador tão simples, nem na estrada deveriam andar, porque existem riscos mais graves que esta “banana”.

    Tiago Tedim

  5. Anonymous says:

    Na minha opinião não faz sentido ter ali a dita”banana”mas se o efeito e facilitar o trânsito quem vai para vila de conde podem por a “banana” mas pintada e não com guias como é o caso.

  6. zé bento machado says:

    Na minha opinião é preciso ser muuuito Amigo de quem executou aquele aborto para continuar a defendê-lo!!! Dizer que aquilo tem utilidade… mais que aquilo é necessário… TEMOS FALADO!!!

  7. zé bento machado says:

    Gostava que me explicassem como as pessoas conseguem passar para Vila do Conde sem passar pela rotunda!!! Acham que o para-choques da frente do carro “acidentado da foto está fora da rotunda??? Além disso, os sábios (em trânsito) “declarantes” que aqui “despacham” suas sentenças, já repararam naquele triângulo equilátero de bico para baixo à entrada da via “facilitadora” na banana (que sabem muuuito bem o que significa…), o que estará lá a fazer??? A mandar parar qualquer “sabichão” como os xôres que venha do lado de Famalicão com intenções de ir para Vila do Conde, com a aproximação de qualquer viatura que circule na ROTUNDA, vá ela para Vila do Conde, Porto, Santo Tirso, Rua Conde S. Bento, ou até Famalicão… OU NÃO??? Podem explicar-me onde está o “FACILITISMO” (bonita palavra… gostei)??? Eu fico a pensar com toda essa sabedoria e inteligência, quem é que deveria ficar em casa, tanto para circular na estrada, como para mandar palpites… Já repararam como a segunda faixa da rotunda (a contar do canteiro central) está estreita, roubaram-lhe substancialmente à largura, para construir o aborto, quero dizer a banana… foi útil por uma questão de “facilitismo” para quem quer que circule naquela rotunda em qualquer direcção??? Colocar um obstáculo numa rotunda, facilita alguma coisa a alguém??? Antes de existir o objecto “bananóide”, já por lá passavam, os “distraídos” a olhar para os lados (não nasceram agora), os aceleras (também não ficaram assim pós/banana), alguém se lembra de algum acidente ali??? Então a culpa é desse “energúmenos” ou da banana e de quem a inventou e lá a colocou???

  8. Manuel Costa says:

    Conheço, e não é só a “banana” a rotunda é um perigo…!!!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s