Coisas que me incomodam (e eventualmente irritam)

Incomodado

Aproveitando o mote que uma determinada ex-autarca me proporcionou, decidi aproveitar a oportunidade e o advento reflexivo dos meus 30 primeiros anos para falar sobre coisas que me incomodam. A lista não inclui a existência de qualquer ex-autarca local. Alguns até me divertem bastante. Aqui vai:

  1. Incomoda-me a cultura do tacho. Saber que militar no partido de quem ganhou umas eleições é critério preferencial para o acesso à administração pública ou tacho similar é algo que me incomoda porque é injusto, porque pode colocar em causa o normal funcionamento das instituições e porque toda essa festa é paga com o dinheiro dos nossos impostos. Tal situação torna-se especialmente grave quando levada a cabo por supostos esquerdistas;
  2. Incomoda-me o clientelismo. Saber que determinada entidade é beneficiada, por exemplo, num concurso público para a execução de uma obra estrutural, apesar de não oferecer as melhores condições e ainda por cima não cumprir prazos, de forma impune, derretendo desta forma recursos públicos essenciais, não só me incomoda como me repugna;
  3. Incomoda-me o eleitoralismo. Saber que fui enganado por falsas promessas eleitorais que prometiam algo que se sabia à priori não ser possível cumprir, para desta forma (tentar) vencer eleições é igualmente desprezível e contraria as bases fundamentais daquilo que deve ser a honestidade política;
  4. Incomoda-me a incompetência em cargos públicos. A amplitude de tal incómodo poderá ir desde um deputado que não sabe escrever correctamente português (tenho vários amigos no desemprego que dominam magistralmente a língua de Camões, alguns com mestrados e doutoramentos tirados em condições não-relvísticas) até ao presidente de câmara incapaz de explorar as potencialidades do seu município por mera vassalagem a interesses instalados;
  5. Incomoda-me a cobardia política. Responsáveis públicos que se escondem por trás de procedimentos de secretaria, políticos que mandam dizer aquilo que lhes poderá prejudicar a falsa imagem de candura por terceiros, cobardes manipuladores que criam perfis falsos no Facebook para caças ao homem e deturpações da realidade similiares são características comuns a pessoas sem espinha dorsal. Todos eles me incomodam e enojam;
  6. Incomoda-me a política do boato e a intromissão na vida privada. Gente sem escrúpulos que inventa e mente para prejudicar alguém na sua reputação enquanto titular de cargo público por ser incapaz de usar argumentos válidos para colocar em causa o seu trabalho. Regra geral, tais mentiras não são assumidas por se tratarem de tiros que tendem a disparar para os dois lados. Quando tal acontece não fico nada incomodado. Farto-me de me rir.

Existem outras coisas que me incomodam quando a equação envolve políticos e similares. Mas estas 6 são bem ilustrativas e transversais à esmagadora maioria dos autarcas deste país. Pena que os bons acabam por pagar por este tipo de gente. Não é que sejam muitos, mas merecem distinção. A todos eles um sentido obrigado, pelo bom trabalho, pela dedicação à causa pública, prática e crescente desuso e sobretudo pela coragem de serem diferentes. Quanto ao resto, espero sinceramente que venham a pagar pelos seus crimes. Ou pelo menos que sofram a humilhação de serem apanhados e desmascarados, ainda que o praticamente inexistente sistema de justiça os prefira ilibar.

P.S. É claro que a corrupção também me incomoda. Mas essa é transversal a praticamente todos os pontos acima, referi-la seria redundante…

This entry was posted in Política Nacional, Trofa and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixa aqui o teu comentário...

