O contínuo ataque aos serviços fundamentais

Saude

A austeridade avança, imponente, pelo pais que está melhor repleto de pessoas que vivem cada vez pior. Os alvos continuam os mesmos: saúde, educação e estado social em geral. Mas no caso específico que vos trago hoje, o concelho da Trofa sai particularmente prejudicado.

O Notícias da Trofa noticiou, na passada semana, a intenção do Ministério da Saúde de subtrair especialidades ao Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que serve o nosso concelho através dos hospitais de Santo Tirso e Famalicão. Entre as especialidades que passam a ser providenciadas pelos hospitais de Porto e Braga contam-se a obstetrícia, a cirurgia vascular ou a cirurgia pediátrica. A denúncia partiu dos núcleos do Bloco de Esquerda de Trofa e Famalicão.

No sentido de ver esclarecido este problema, o Bloco de Esquerda pediu entretanto uma audiência ao ministro Paulo Macedo, no sentido de apurar os motivos que levaram à redução dos serviços prestados às populações servidas pelo CHMA. Contudo, e à imagem daquilo que vem já sendo habitual noutras questões mais “delicadas”, a maioria PSD/CDS-PP inviabilizou a referida audiência. Actos que falam por si.

Aos poucos somos privados de cada vez mais serviços que, pela sua natureza absolutamente fundamental, representam um decréscimo preocupante na qualidade de vida dos trofenses. É importante saber quem apoia e quem se opõe a este tipo de medidas. Acima de tudo, é fundamental saber qual a posição do nosso poder local: se aceita estes “ajustamentos” de ânimo leve ou se está a tomar medidas que contrariem este problema.

Advertisements
This entry was posted in A História repete-se, Política Nacional and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s