O dia seguinte

Choice

O dia seguinte é aquilo que tu quiseres. Se e sempre que o quiseres. Pode ser um concerto para ajudar alguém em apuros. Pode ser a criação de um movimento bem definido e estruturado para intervir com substância no meio em que te inseres. Pode ser vasculhar os armários e garagens à procura daquela roupa e daqueles livros que já ninguém usa mas que muitos gostariam de ter para usar. Pode ser uma visita a um idoso que te retribui com o seu ensinamento e o seu saber acumulado que, não sendo em si uma verdade absoluta, não deixa de ser um perspectiva que adicionará valor à tua. Podem ser muitas outras coisas.

O dia seguinte é uma opção que fazes todos os dias. E (quase) todas as opções são legítimas, ainda que algumas te obriguem a assumir as consequências que dai derivem. Uns optam por se acomodar à realidade imposta. Outros optam por desafiá-la. Outros ainda que se acomodam à realidade imposta apenas para poder desafiá-la no seu próprio tabuleiro. Podes, por exemplo, aceitar o facto de que nada de interessante se passa na tua terra e que qualquer esforço no sentido de contrariar essa realidade é inglório. Podes, em contrapartida, fazer das tripas coração para mostrar que essa realidade não é uma verdade absoluta, combatendo-a. Podes ainda tentar jogar no terreno do adversário, fintar as probabilidades e abrir precedentes. E quando abres um precedente, crias um caminho alternativo que gera mais opções, mais consequências e novos desafios.

O dia seguinte é repleto de opções por explorar. Explorar essas opções são escolhas que tu fazes. A soma das escolhas de uma comunidade determina o seu curso e se hoje um grupo de pessoas se consegue juntar por um objectivo e o atinge, não existe um único motivo que invalide que no dia seguinte outro grupo de pessoas o faça novamente. E à medida que estes movimentos se sucedem, o risco de “contágio” dispara. Por isso sai à rua, organiza concertos, cria associações, doa aqueles objectos que apanham pó na garagem a quem deles precisa, visita um idoso, telefona a um amigo, salva um animal, partilha conhecimento, luta contra a injustiça. As escolhas de hoje influenciam o teu futuro, deixar que escolham por ti significa a tua rendição a uma realidade que não é inevitável e que muda a cada gesto teu. És capaz de muito mais do que imaginas. Mas o dia seguinte será sempre outro dia de luta, pois gostemos ou não, vivemos tempos de “guerra”. Com muitas frentes e muitos obstáculos. Nenhum deles inevitável.

Optimism is a strategy for making a better future. Because unless you believe that the future can be better, you are unlikely to step up and take responsibility for making it so.” (Noam Chomsky)

Advertisements
This entry was posted in Trofa and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s