O novo portal do Município da Trofa

site cmt 2

O novo site da Câmara Municipal da Trofa (quer dizer, o site é o mesmo, o aspecto é que mudou) entrou em funcionamento na passada segunda-feira, dia 31 de março (agora é a parte em que alguns de vocês dizem aleluiaaaaa!). Pode parecer uma coisa sem importância e, no fundo, até é uma gota no imenso oceano que é a Trofa (então quando chove podemos mesmo dizer que oceano é a palavra certa), mas a verdade é que o site que tínhamos podia ter funcionado muito bem quando foi criado (sinceramente, já nem me lembro quando foi), mas não corresponde ao que se espera de um portal municipal em 2014. Era um site sem cor, pouco apelativo, pouco intuitivo e pouco adaptado à realidade actual (onde se encaixam as redes sociais, por exemplo). Parece-me que tínhamos aqui algum desleixo ou, pelo menos, alguma falta de atenção para com este aspecto…

Mas este novo executivo está empenhado em melhorar a imagem do concelho e a imagem seja do que for passa muito pela internet. Ou vão dizer-me que quando se deslocam uma primeira vez a um concelho não procuram pelo site da autarquia? Foi assim que descobri o centro de Aveiro e vários pontos históricos de Barcelos. Isto de forma muito simples e agradável (de ver e de usar).

Pois bem, assim à primeira vista o que me chama a atenção é a velocidade do site, que já testei em dois computadores/locais diferentes e ficou sempre aquém das expectativas. Mas parece-me normal (para já) num site que acaba de ser (re)lançado e cujo servidor pode não estar a aguentar (há sempre a hipótese de ser culpa dos meus meios também!).

Depois, reparei logo, como não poderia deixar de ser, nas cores do site e na nova e badalada questão do “diamante em bruto” (ainda não vos disse que gosto deste conceito, pois não? Mas gosto!). Temos também uma galeria de fotos da Trofa (cujo nome do/dos autor/autores gostava de conhecer) e um campo dedicado aos vídeos (um site sem vídeos é como um jardim sem flores… onde foi que já ouvi algo semelhante?). Gostava de ver lá vídeos promocionais sobre a Trofa e, quem sabe, as assembleias municipais.

Temos ainda os acontecimentos mais recentes em jeito de notícia, acompanhados das fotografias da praxe, claro! As empresas também têm aqui o seu lugar através do ViAzul-Simplifica (resumidamente, consiste no atendimento/apoio aos empresários).

Algo que me saltou logo à vista como positivo foi o “fale com o Presidente”, numa tentativa de aproximar o poder local do cidadão, e, sobretudo, o “adote um animal” (onde depois é possível ver os animais para adopção no nosso canil, algo que penso que também dava no antigo site). Por curiosidade, fui visitar os sites dos concelhos nossos vizinhos (Santo Tirso, V.N. Famalicão, Maia e Vila do Conde) e só no de Famalicão encontrei a questão dos animais na homepage também. É bom saber que a preocupação com os animais não ficou só no programa eleitoral (tenho reparado nas modificações que foram feitas no canil e que até a Associação Auaua voltou ao activo).

Está lá o Aquaplace (Serviços Municipais -> Deporto -> Aquaplace), está lá a nossa História (O concelho -> História), vão estar lá as associações (O concelho -> Associações). Até encontrei algures um inquérito para avaliar a satisfação dos cidadãos face aos serviços do Município (está datado de 2009, mas eu nunca o vi). Pelo menos a questão dos transportes, de que eu já aqui falei, foi, ainda que de forma muitoooo simplificada, tida em conta, pois pelo menos já ficamos a saber que transportes rodoviários/empresas temos à disposição (volto a dizer que as empresas que fazem esse transporte de passageiros também não se esforçam minimamente para cativar os clientes trofenses).

A parte relativa ao turismo ainda está em construção, e é precisamente aí que eu acho que o investimento deve ser maior. Temos de atrair visitantes de alguma(s) maneira(s), e essa é uma delas!

Subscrevi a newsletter, vamos lá ver se entretanto começamos a recebê-la. Na opção “perguntas frequentes” encontrei algumas coisas que não sabia (como a quem me dirigir para despachar, literalmente falando, móveis velhos, por exemplo). Foi bem pensado apostar nisto.

De uma maneira geral, não há como não preferir este site ao anterior. Tem mais informação, mais actualizada e permite enviar essa informação via facebook ou via e-mail para os nossos contactos. Pessoalmente, acho que existem muitos separadores na parte superior da página, sendo que prefiro os separadores na lateral. Além disso, cada notícia sobre a Trofa não tem um link específico, o que já era uma falha do site anterior. Ainda assim, foi uma mudança bem positiva e que, a meu ver, nos dignifica mais!

Advertisements
This entry was posted in Trofa. Bookmark the permalink.

4 Responses to O novo portal do Município da Trofa

  1. Anonymous says:

    FYI – A ideia e desenvolvimento da nova imagem e consequentemente da nova imagem do site é do anterior executivo.

  2. O que me parece ser também uma novidade e uma boa ideia é o botão “Adopte um animal”, em que se pode ver quais os animais que estão no canil e enviar uma mensagem caso se deseje adoptar!

  3. josé Paulo says:

    Boa noite. Como cidadão trofense que sou gostaria de deixar aqui uma reclamação que já a algum tempo ando para o fazer.
    Gostaria de saber o porquê que a policia municipal ultimamente não tem estado junto ao ciclo da trofa.(escola Prof. Napoleão sousa Marques). Segundo soube e para meu espanto e de outras pessoas é que será apenas por rasões politicas. Se assim é acho que estão a proceder muito mal, porque nas horas em que as aulas começão ou acabam tornasse impossível passar naquela estrada que agora finalmente estava muito boa. Obra que há muito era necessária.

  4. Anonymous says:

    Bom dia Sr Presidente e todos os colaboradores, sou uma amante da natureza e amei a oliveira que puseram no jardim da nova Alameda! Para minha felicidade só falta o alecrim, simbolo de alegria e a alfazema que faz bem ao espirito com seu perfume relaxante. Parabéns pela obra e bom trabalho. Os melhores cumprimentos.

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s