Um Pequeno Gesto, uma grande ajuda!

Silvano

(vejam o teaser deste projecto em: http://www.youtube.com/watch?v=EIuanc6zuUc)

Arrancou ontem a exposição “Um pequeno gesto” do fotógrafo e meu amigo de longa data Silvano Lopes. Esta apresentação de alguns dos trabalhos do conhecido fotógrafo trofense representa o culminar de dois anos de envolvimento com a organização não-governamental sem fins lucrativos Um Pequeno Gesto, que actua em Moçambique e está sediada em Portugal e Inglaterra.

Há cerca de 2 anos atrás, o Silvano descobriu esta ONG que desenvolve trabalho junto de crianças desfavorecidas em Moçambique. A motivação para ajudar foi imediata, o que resultou na sua adesão a um programa de apadrinhamento de crianças, que consiste em garantir a uma criança os elementos básicos para uma vida digna, da roupa à alimentação passando pelos materiais escolares e cuidados básicos de saúde.

Para além de apadrinhar o pequeno Xavier, o Silvano entendeu que se poderia envolver de forma mais profunda, o que o levou a viajar para Moçambique com o intuito de fazer voluntariado junto da comunidade e elaborar um documentário com o qual pretendeu sensibilizar aqueles que o rodeiam para a dura realidade das crianças moçambicanas. Bateu a muitas portas, pediu apoio institucional a várias empresas a troco de serviços na área da fotografia e do vídeo, mas a resposta foi sempre a mesma: um redondo NÃO.

Não satisfeito com este mau arranque, decidiu começar a juntar dinheiro para a viagem e conseguiu a permissão e apoio da Casa da Cultura da Trofa para realizar um evento com workshops gratuitos e uma recolha de donativos para apoiar o projecto. Ao contrário das empresas que lhe viraram as costas, os amigos uniram-se em torno do Silvano e ajudaram no que puderam sem pedir nada troca. E assim começou esta aventura que podem agora visitar gratuitamente em formato de fotografia. A exposição Um Pequeno Gesto estará na Sala de Exposições do FIJE (junto à Trofágua e Espaço Net da CMT), de 3 a 28 de Fevereiro. Os horários das visitas são coincidentes com os horários do Espaço Net: de Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 18:00.

Vale a pena visitar e conhecer este importante testemunho do Silvano. Façam vocês também o vosso pequeno gesto apoiando esta iniciativa de enorme valor! Para estas crianças, um pequeno gesto pode ser a garantia de uma vida sorridente e com futuro. Passem por lá, sim? 🙂

(e quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Silvano Lopes, nesta e noutras áreas, podem fazê-lo em http://www.slaudiovisual.com/pt/slvideo)

Advertisements
This entry was posted in Boas iniciativas, Solidariedade, Trofa em Grande! and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Um Pequeno Gesto, uma grande ajuda!

  1. Pingback: TODOS POR MAIS: uma noite que ficará na memória | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s