Dois meses de boas notícias. Queremos outros 46… no mínimo!

Depois de quatro anos de liderança socialista, a CMT voltou para as mãos do PSD e passou a estar também sob alçada do CDS-PP. Nestes dois primeiros meses de “Unidos pela Trofa”, o Jornal de Notícias não só parece ter praticamente descoberto este jovem concelho, como eu diria mesmo que qualquer dia anda com o nosso presidente, Sérgio Humberto (SH), ao colo. Mas isso sou eu que digo, eu que não percebo nada destas coisas da Comunicação! Adiante…

Dizia eu que já lá vão dois meses disto. Atrevo-me a dizer que são dois meses de boas notícias. Senão vejamos: primeiro, dívidas foram pagas, em cerimónias públicas (que é para termos material para as notícias), dívidas essas que vinham do tempo do arroz de 15 e quase que foram feitas em escudos ainda. Desculpas foram pedidas, o que era o mínimo a fazer-se. Ficou bem…

A seguir, ficamos a saber que o presidente, SH, abdicou de motorista, privilégio que lhe era concedido enquanto presidente de uma autarquia, e que pode ele mesmo conduzir a viatura em que vai trabalhar. Um luxo desnecessário, de facto.

Depois, soubemos que os funcionários da Trofa Park vão deixar de ocupar um edifício cuja renda custa cerca de 25mil euros/ano à CMT e que vão antes ocupar o edifício onde anteriormente funcionava a Junta de Santiago de Bougado. Esses 25mil euros poupados permitem, assim, que se volte a ligar totalmente a iluminação de todas as ruas do concelho. Também Famalicão optou por repor a iluminação total, mas optou por apostar em lâmpadas e outros materiais que permitem a poupança de energia e, consequentemente, de dinheiro. Era um caso a pensar também, digo eu.

O gestor da Trofaguas está (estava?) de saída (eu quase que dizia “Graças a Deus”, mas depois tenho de dar a mão à palmatória e admitir que o senhor, que eu nem sequer sei quem é, não era o único peão neste tabuleiro) e vai suceder-lhe um outro funcionário da empresa, que será (já foi?) promovido. Acho bem, desde que seja uma promoção justa e que seja uma mudança para melhor. Que de pessoas que vêm cá para fora fumar, tomar café ou falarem de futebol já estamos fartas.

Um investidor francês mudou-se da Tunísia para, imagine-se, a Trofa. E a própria autarquia trofense recebe as candidaturas. Com 250 pessoas empregadas desce consideravelmente a taxa de desemprego no concelho. O próximo passo, sugiro eu, seria apostar no combate ao desemprego jovem, e aqui refiro-me especificamente a muitos trofenses que nos últimos tempos têm apostado, entre outras coisas, na formação a nível superior. Mas não só. Ser jovem e estar parado é desesperante, independentemente do grau de qualificações ou áreas de actividade.

Neste Natal, duplicou o número de cabazes oferecidos pela CMT aos trofenses mais carenciados e, tão bom quanto isso, os produtos que fazem parte desses cabazes foram comprados no comércio local. A iluminação de Natal ligou-se apenas a 11 de Dezembro (facto apontado pelo Bloco de Esquerda no seu facebook e tido como algo negativo), ao contrário de anos em que estava ligada logo a 19 de Novembro, mas, desta forma, o comércio local não sai, assim, tão prejudicado.

A água era para subir 5,7%, dizem, agora em 2014. Afinal, este executivo conseguiu que baixasse 0,4% (na prática, é quase nada, mas sempre é melhor que manter-se ou até subir os tais 5,7%). Assim sendo, e se nada nos tiver sido escondido, só não se percebe como tal não foi possível antes. Alguém me explica?

O amianto da Escola E.B. 2/3 Napoleão de Sousa Marques vai ser retirado. Foi o senhor presidente que o disse na cerimónia de comemoração do aniversário do concelho, mas a verba vem da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O voluntariado começou a ser mais divulgado. A presidente da Mesa da Assembleia Municipal tem procurado fazer algumas mudanças na AM e até tem pedido opinião aos trofenses. O presidente participa em vários eventos levados a cabo um pouco por todo o concelho e de iniciativa de outras instituições que não a CMT (exemplo), para além de ter sido o primeiro presidente da CMT a estar presente no jantar que todos os anos se realizada em novembro e onde participam os elementos da comissão promotora do concelho da Trofa.

Os cheiros nauseabundos lançados pela Savinor vão deixar de existir, após acordo entre esta empresa e a CMT (até que enfim!) e o canil municipal vai dispor de mais de 200 quilos de ração por mês, doados pela Sorgal a troco de publicidade no próprio canil (é um bocado triste que nunca ninguém se tenha lembrado disto antes). Há quem fale de alguns interesses neste sentido, nomeadamente de ligações entre a Sorgal e a Savinor, mas a verdade é que, aparentemente, é um acordo vantajoso. Um canil que estava em riscos de fechar vê assim uma luz ao fundo do tunel.

Como vêem, temos aqui uma colecção de boas notícias. Diz o ditado que quando a esmola é grande o santo (ou o pobre) desconfia. Eu cá vou desconfiando, mas espero que continuemos assim ou até melhor ao longo dos cerca de 46 meses que ainda restam de liderança por parte deste executivo. Quando é para o bem da Trofa, para o nosso bem, não custa nada admitir que as coisas vão bem, não é?

P.S. – Sou só eu que acho isto ou as ruas da São Martinho e Santiago têm estado mais limpas? É coincidência eu ver os cantoneiros quase todos os dias nas ruas ou, de facto, têm trabalhado mais activamente?
Como é que vai aquela situação das campas no cemitério de São Martinho?

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to Dois meses de boas notícias. Queremos outros 46… no mínimo!

  1. joaquim azevedo says:

    Para completar: falta dizer que os buracos apareceram num dia e taparam-se no outro” estou a falar nos buracos do alcatrão”. Também quero ser justo, aliás não tenho outra maneira de estar na vida e, reafirmar que os casos mais mediáticos estão a ser tratados, por isso parabéns ao executivo.

  2. João Mendes says:

    os buracos no alcatrão não foram tapados pelo anterior executivo Joaquim Azevedo?

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s