Queres ser voluntário na Trofa e não sabes como? Ora espreita!

voluntariado leitura

Deparei-me, há dias, com uma publicação no facebook da CMT que dava conta de um novo projecto intitulado “Voluntários da Leitura Trofa”. O nome não é muito pomposo, mas diz (quase) tudo! A ideia é, resumidamente, que todos aqueles que gostam de ler e que tenham disponibilidade e vontade de ajudarem os outros se inscrevam neste projecto, bem como todas as instituições que possam estar interessadas em receber esses mesmos voluntários. Na ficha de inscrição devem indicar o(s) público(s) com que gostariam de trabalhar, os horários que têm disponíveis, enfim, os itens básicos essenciais para que quem está a organizar este projecto possa depois gerir tudo da melhor maneira. Desta forma, a leitura será levada a vários utentes de associações espalhadas um pouco por todo o concelho, promovendo hábitos de leitura e, inclusive, a ligação com as bibliotecas.

Mas isto não é tudo…

Na minha visita à Divisão de Acção Social da Câmara, e em conversa com a responsável pelo projecto, soube que a Bolsa Local de Voluntariado da CMT engloba muito mais que a leitura, e acabei por também me voluntariar para outras áreas! Se a leitura não for o vosso maior interesse, não se acanhem. Mais áreas existem a precisar de vocês! As áreas de actuação englobam desde as crianças aos idosos, as minorias étcnicas, os doentes, os portadores de deficiência, os desempregados, os toxicodependentes, enfim, uma panóplia de situações. É uma questão de passarem por lá e perguntarem ou até mesmo de contactarem a Dra. Sofia Magalhães através do telefone ou e-mail que têm aqui em baixo.

Não sei se estas ideias são recentes e vêm de encontro ao programa eleitoral dos Unidos pela Trofa (que prometia investir no voluntariado) ou se já vinham do anterior executivo, mas eu cá gostei muito e agora só fico à espera que me chamem!

CONTACTOS:

Divisão de Acção Social
Rua Conde S. Bento
Centro Comercial da Vinha, r/c
4785-296 Trofa
Tel: 252 403 690
Fax: 252 403 699
e-mail: accaosocial@mun-trofa.pt
Horário: segunda a quinta-feira das 8h30 às 17h30 e sexta-feira das 8h30 às 13h

Casa da Cultura da Trofa
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
Telefone| 252 400 090
e-mail| cct@mun-trofa.pt
Horário: segunda-feira a sábado das 09h30 às 18h30

Inscrições até 15 de Janeiro no que diz respeito ao projecto da leitura!

This entry was posted in Boas iniciativas. Bookmark the permalink.

3 Responses to Queres ser voluntário na Trofa e não sabes como? Ora espreita!

  1. Mónica says:

    Fui, sou e serei voluntária durante muito tempo, mas infelizmente tenho que apontar a falta de disponibilidade e de atenção de que fui alvo quando me fui inscrever no BDV. Para além da espera de uma hora com que tive de levar (somente para preencher uns papéis), não fui esclarecida sobre nada e o que soube, soube por ti, e não pela pessoa responsável do departamento. Tendo em vista que eles é que precisam de voluntários, se calhar não é pior recebê-los convenientemente. Ou se calhar não precisam assim tanto de nós…

    • Silvéria Miranda says:

      E nem foi só o tempo que demoramos (da vez em que fui contigo e da vez em que fui para eu própria me inscrever), foi também a simpatia (ou falta dela) com que fomos recebidas por algumas pessoas. A mim isto não me fez desistir de ser voluntária, porque quem precisa de algum tipo de ajuda não tem culpa de termos que levar com isto… mas houve alguma falta de cortesia que eu gostaria que fosse resolvida! Até porque nem toda a gente gostaria de estar ali mais de uma hora para preencher uns impressos. Mas se calhar isto era um teste à nossa vontade e não sabemos 😛

  2. Pingback: Dois meses de boas notícias. Queremos outros 46… no mínimo! | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

