As contas da freguesia

Segundo noticiou o Correio da Trofa (CT) na sua mais recente edição, o consulado de Luís Paulo à frente da recém-criada União de Freguesias de Bougado começa com uma amarga surpresa, daquelas a que já nos vamos habituando, nas contas da extinta freguesia de S. Martinho de Bougado.

O CT dá conta de declarações de Luís Paulo onde este afirma que cerca de 80% do valor dos 3F’s (verba atribuída pelo Estado à Junta para fazer face a pagamento de salários) foi gasto já depois da eleições e antes da sua tomada de posse. Fica por saber onde se gastou e porque tal aconteceu num período de transição em cerca de 3 semanas. Fica também no ar a pergunta: será que tal coloca em causa o normal pagamento dos salários aos funcionários da junta? Porque se coloca, a situação torna-se substancialmente mais grave.

O mesmo jornal cita ainda outras declarações do novo Presidente da Junta que se mostra “preocupado” com outras situações “estranhas” com que se deparou nas duas primeiras semanas de trabalho, algumas delas bastante insólitas como o facto de terem sido vendidas 10 campas no dia anterior à tomada de posse dos órgãos autárquicos. São também referidas serviços contratados pela anterior gestão e que só terão sido facturados depois das eleições.

Começa a ser um mau hábito no nosso concelho: as instituições políticas da nossa terra mudam de partido e logo se descobrem “situações” de última hora e dívidas de gaveta. Aconteceu na passagem de testemunho de Bernardino Vasconcelos a Joana Lima e parece estar de novo a acontecer na nova freguesia do concelho. Uma auditoria exige-se! Não podemos estar sempre no meio da neblina enquanto outros vão passando alegremente entre os pingos da chuva. Esta situação deve ser esclarecida e atempadamente apresentada à população de forma clara e objectiva. Os cidadãos da União de Freguesias de Bougado têm o direito de saber exactamente o que se passou. É imperativo que se assumam responsabilidades!

Felizmente, e porque ainda existem bons exemplos (que não me admiram visto ter morado muitos anos na Freguesia de Santiago de  Bougado e saber de que “matéria” é feito o meu antigo Presidente de Junta), descubro pela mesma notícia que, inversamente, as contas de Santiago de Bougado apresentam um saldo positivo de 23 mil euros. Obrigado Prof. Azevedo. A confirmarem-se estes números, só tenho ainda mais a certeza que se existe alguém que fez por merecer o lugar que agora ocupa, esse alguém é o senhor!

Advertisements
This entry was posted in A História repete-se, União de Freguesias de Bougado and tagged , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to As contas da freguesia

  1. joaquim azevedo says:

    Há quatro anos quando a Joana Lima tomou posse do executivo Camarário, disse em alto e bom são de que iria pedir uma auditoria às dividas deixadas pelo então executivo do PSD, na pessoa do Dr. Bernardino, o que até hoje não sei se foi ou não pedida essa auditoria. Esperemos que agora não se façam promessas, mas, que informem os Munícipes, do que se passa na Câmara Municipal, ” sem esquecer de informarem a divida do tal Gavetão”.

    • Jose Miguel Leao says:

      É obrigatório que não se deixe este assunto cair no esquecimento e que se apure até ao último cêntimo e se sinalize os responsáveis e sejam retirados de cargos de responsabilidade caso ainda se mantenham em algum deles.
      Quanto ao Prof. Azevedo e enquanto bougadense faço minhas as palavras do João Mendes.

    • João Mendes says:

      A auditoria foi feita Joaquim. Quem a fez foi a Deloitte que a CMT contratou para o efeito. Admira-me que não tenha conhecimento meu caro!

  2. Jose Miguel Leao says:

    GRAVISSIMO! De um desplante e desonestidade assustadora! Digno de um Venezuela qualquer. Têm que ser apuradas responsabilidades e haver consequências sérias! (E que não se venham fazer valer de argumentos como insanidade mental)!!!! Revoltante sermos conduzidos por este espécie de corruptos fazendo a analogia de ‘lobos em pele de cordeiros’

  3. Anonymous says:

    É caso de policia.

  4. Pingback: 300 mil euros em rendas? | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s