A Trofa em fotografias, para descobrir e/ou recordar!

Não me canso de dizer que a Trofa é feita de boas ideias, de bons projectos e, sobretudo, de pessoas com imenso valor. Temos muitas coisas que vou descobrindo aos poucos e das quais me orgulho, porque mostram o que a Trofa tem de melhor, sem que para tal seja preciso ter grande dinheiro, mas sim sobretudo vontade. Nesse sentido, e porque acho que este espaço deve ser usado também para divulgar o que considero que todos (trofenses e não só) devíamos conhecer, falo-vos hoje, então, da Oficina de fotografia do Espaço t e da página Trofa – uma história em fotografias.

A oficina de fotografia do Espaço t, como o próprio nome indica, é um atelier dedicado à fotografia, que tem como formador o Vasco Flores Cruz (cujas opiniões sobre outros temas já tiveram oportunidade de ler aqui, aqui e aqui), e cujos alunos se dedicam a fotografar a Trofa, desde os locais mais recônditos aos mais conhecidos, e partilham, posteriormente, esses trabalhos nas redes sociais (além do Facebook, têm o blog). O Espaço t tem como objectivo principal a (re)integração social, incluindo nos seus projectos os portadores de deficiência, os ex-toxicodependentes, os reformados, os desempregados, etc., mas também qualquer pessoa que queira fazer parte das suas oficinas. Portanto, no caso desta oficina de fotografia, todos podem inscrever-se ou, pelo menos, estar atentos ao trabalho que se vai desenvolvendo.
Apesar dos constrangimentos de vária ordem que eu imagino que têm (porque os materiais são caros, porque o Espaço t, como quase todas as associações, não nada em dinheiro, e porque outros factores interferem neste tipo de actividades, desde os transportes até ao estado do tempo), o grupo que participa nesta oficina desenvolve esta actividade por gosto e conseguem, através dos instantes que captam, chamar-nos a atenção para pormenores da (nossa) Trofa e arredores em que nunca tínhamos reparado. Deixo-vos alguns exemplos, apenas a título de curiosidade, pois aconselho-vos a espreitarem o resto!

oficina espaço t 1Igreja Matriz – São Martinho de Bougado
oficina espaço t 2Cascata de São João – Guidões
oficina espaço t 3Castro de Alvarelhos
oficina espaço t 4Feira Anual da Trofa, 2013

Já a página Trofa – uma história em fotografias, da autoria de José Bento Machado (trofense que vive no Brasil desde 2004), que eu descobri por acaso no Facebook, é uma página onde são publicadas várias fotografias da Trofa, actuais e mais antigas, de locais que muitos desconhecemos, de locais que agora estão diferentes, enfim, é quase uma base de dados, é parte da nossa História em fotografias e à distância de um clique. Temos fotografias do C.D. Trofense, da zona do Catulo, da antiga estação de comboios, do rio Ave e das azenhas, de várias aldeias, etc. Foi uma agradável surpresa não só perceber que alguém se dá a este “trabalho”, sem receber nada em troca, como ver que algumas pessoas enviam para esta página as suas próprias fotografias e/ou postais guardados. Este é o melhor lado das redes sociais! 

trofa - uma historia em fotos 1 trofa - uma historia em fotos 2 trofa - uma historia em fotos 3 trofa - uma historia em fotos 4

Advertisements
This entry was posted in Trofa em Grande!. Bookmark the permalink.

3 Responses to A Trofa em fotografias, para descobrir e/ou recordar!

  1. joaquim azevedo says:

    A Trofa, teve e não digo que não tenha gente de valor, mas que se esqueceram ou procuram ignorara os seus antepassados, não quero com isto dizer que na mente desta gente não funcione o subconsciente, mas já muito fraco. Os Trofenses, ou melhor os Portugueses precisam de meter na cabeça, que a politica partidária está a rebentar pelas costuras e precisamos de dar uma reviravolta. Um abraço

  2. Obrigado por partilharem aqui o trabalho da Oficina de fotografia porque de facto os alunos merecem! Cada um com a sua sensibilidade e visão própria têm contribuído com imagens que no seu conjunto formam uma galeria que representa bem a nossa terra. Associamos a aprendizagem e o prazer de fotografar com o “trabalho” de registar o que de mais bonito existe no nosso concelho. E assim ao publicar as fotografias esperamos fazer uma espécie de “serviço publico” dando a conhecer a nossa terra aos demais, ou proporcionando por exemplo a pessoas de cá que estão fora como o José Bento Machado (a quem aproveito para felicitar pela excelente página que criou) a possibilidade de ver o que se tem feito cá na terra ou simplesmente matar saudades! Mais uma vez obrigado!

    Sr. Joaquim Azevedo acho o seu comentário despropositado!

    • Silvéria Miranda says:

      Vasco, o “serviço público” que atribuis à Oficina é o mesmo que atribuo aqui a este meu (e do João) estaminé. E é com esse espírito que vamos continuar a divulgar neste espaço aquilo que, na nossa modesta opinião, merece ser divulgado pela qualidade que tem, pelo esforço demonstrado, pela utilidade que possa ter para os nossos leitores (que muitas vezes estão fora do país, como dizes). No caso da “tua” Oficina e no caso da página do senhor José Bento Machado (que assina como Zé, mas que suponho que seja José), foi uma agradável surpresa descobrir estas páginas nos últimos tempos, tanto porque gosto de fotografia, como também pelo facto de me possibilitarem aprender (neste caso conhecer locais que eu desconhecia, tanto no presente como no passado) de forma “leve”. Vocês podiam guardar essas fotografias para vocês, mas não, decidiram partilhá-las com quem tiver interesse em vê-las e dão-se ao trabalho de as digitalizar e/ou fazer o download para as redes sociais, quando não tinham obrigação de o fazer. Por isso mesmo, e porque de facto são excelentes trabalhos, partilhá-los é quase uma obrigação da minha parte 🙂

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s