Passeando pelo Parque das Azenhas

Hoje de manhã fui visitar o Parque das Azenhas. Sinceramente não consigo perceber como é que será inaugurado amanhã quando pouco mais há ali do que o piso e algumas pontes de madeira. Não existe sequer relva ou bancos nas margens daquele passeio pedestre! Eleições a quanto obrigas…

De qualquer forma, e pelo que pude ver, está ali uma obra que irá efectivamente melhorar a qualidade de vida dos trofenses. Existem algumas arestas por limar mas parece-me que quando estiver concluído, será uma mais valia sem paralelo no nosso concelho. Contudo, espero que a CMT tenha pensado no que fazer relativamente a duas questões que me parecem essenciais. Uma tem a ver com as azenhas abandonadas que podemos encontrar ao longo do rio e que podem ser transformadas em restaurantes, bares ou casas de espectáculos, apenas para citar alguns exemplos. A outra tem a ver com o facto de ainda haverem esgotos que desaguam no Rio Ave e que são tristemente visíveis para quem passeia por ali. E mesmo que não sejam, a sujidade e as moscas estão lá para nos relembrar…

Mas convenhamos que “prematura” é o mínimo que se poderá dizer sobre a inauguração de amanhã: para além de não haver relva ou bancos no Parque das Azenhas, o piso não chega sequer à urbanização da Barca! A maior parte dos postes de iluminação ainda está no chão (e o espaçamento entre os que já estão de pé é semelhante ao das vias publicas do concelho pelo que fiquei com a sensação que, à luz da nova lei que restringe o número de postes de iluminação ligados, a CMT adquiriu o dobro dos postos necessários). Para além desta questão, falta arborização ao parque: quem por ali passa em dia de sol vai sofrer.

Mas o mais curioso do meu passeio de hoje foi passar por alguns trabalhadores que ali trabalhavam num Sábado de manhã e que, tanto quanto percebi, tinham saído dali às 20:20 do dia anterior. Queixavam-se de ter que fazer das tripas coração para acelerar o trabalho o mais possível. Só depois descobri que a inauguração seria no dia seguinte e tudo fez sentido.

Advertisements
This entry was posted in Trofa and tagged , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Passeando pelo Parque das Azenhas

  1. Anonymous says:

    “…à luz da nova lei que restringe o número de postes de iluminação ligados, a CMT adquiriu o dobro dos postos necessários…”
    Desculpa-me mas não sei que lei é essa. Consegues inumerá-la e dizer onde a posso encontrar em diário da república?

    • Anonymous says:

      pode não ser uma lei mas é redução de custos e que poste sim poste nao foi desligado para poupar uns € na conta da luz, onde em alguns casos as ruas ficam com zonas bastante negras durante a noite onde é normal passarem as pessoas pois já são obras terminadas a anos, enquanto que no “parque das azenhas” ainda nao está terminado e tem mais luz que em zonas necessárias.

    • João Mendes says:

      Não sei meu caro anónimo. Mas o certo é que foram impostas medidas de controle de despesa pública que incluem o desligar de quase metade dos postes de electricidade não só da nossa com de muitas outras cidades portuguesas. Quando andar na rua, tente ver os autocolantes nos postes, pode ser que lá tenha o número da lei para poder procurá-la no DR!

      • Anonymous says:

        Nos autocolantes não vem essa informação porque essa medida não é Lei, é apenas uma forma que os executivos encontraram para poupar na despesa pública, que em muitos concelhos é tão exagerada que chega a colocar em risco as pessoas que circulam nessas vias.

  2. António José Lima. says:

    Isto é mesmo de eleições!Sem comentários,amiga.

  3. Anonymous says:

    Só sei que nada sei.
    Mas tambem não quero saber.

  4. João Mendes says:

    ok anónimo, obrigado pela correcção e perdoe a minha imprecisão!

  5. Pingback: Ajustes directos: o polémico Parque das Azenhas | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s