No princípio era o Blog

«(…) Temos de nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas de
caridade, porque busca o bem comum. (…) A política está muito suja, mas eu pergunto: “está suja porquê?” (…) É fácil dizer que a culpa é dos outros… Mas eu o que faço? Isto é um dever!»

Papa Francisco I

Saudações democráticas a todos os Trofenses e restantes Portugueses que por nos venham a visitar!

Fartos de  discutir determinadas matérias no rodopio do Facebook que, apesar de ser uma das maiores “armas” à disposição do cidadão comum na actualidade, sofre do efeito de “sobrecarga” de  informação, decidimos criar esta plataforma, plataforma essa onde pretendemos  debater a  actualidade política da  Trofa sem constrangimentos de qualquer natureza. Apenas o condensar da informação que é tornada pública sobre os temas que marcam o nosso concelho na esfera pública e política não basta. Propomos uma  nova visão desta realidade num registo descomprometido e independente, sem segundas intenções.

O nosso objectivo é tentar fazer uma  leitura rigorosa destes factos e apresentar uma perspectiva onde o  pensamento livre emerge sobre as estratégias partidárias. Onde os acontecimentos serão  interpretados de forma clara e objectiva, sem populismos ou demagogias de ocasião. Somos movidos pela crença inabalável de que uma sociedade justa é aquela que procura a transparência e o esclarecimento e para esses fins estaremos dispostos a levar a nossa busca até ao limite das nossas forças.

Queremos deixar bem claro que o que nos move é o amor à nossa terra. Não negamos a nossa paixão pelos temas que nos propomos a abordar, mas queremos acima de tudo proporcionar um espaço de participação e debate para o qual todos os trofenses estão convidados, não só para a discussão dos temas propostos, mas também para que contribuam com as suas sugestões de temas que devem, na sua óptica, ser abordados. Estaremos abertos a todas as sugestões.

Bem hajam e Viva a Trofa!!!

Silvéria Miranda e João Mendes

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

12 Responses to No princípio era o Blog

  1. força! eu serei um dos leitores assíduos do blog 🙂

    • silveriamiranda says:

      Leitor e participante frequente, espero! Serás sempre bem.vindo quer a comentar, quer a publicar um post também sempre que tiveres algo a dizer 🙂

    • João Mendes says:

      Meu amigo Simão!

      Da minha parte (penso estar a falar pela Silvéria também) espero ter te cá muitas vezes!

      obrigado pelo apoio incondicional 🙂

      um abraço

  2. Caros Mendes e Silvéria,

    É de salutar a vossa iniciativa.
    Esta é uma prova que os jovens (trofenses neste caso) não estão desligados da política e muito menos são “desinformados” como muitos julgam que somos. Podem é estar desligados dos partidos políticos por descrença nos mesmos, por não se identificarem com as suas ideologias, o que é bem diferente.

    Espero que o debate seja uma constante neste vosso blog, desde que feito de forma leal. Sem demagogias e sem “politiquice”, e digo isto porque quer os que são militantes e/ou simpatizantes dos partidos assim como os que não o são, por vezes gostam de fazer politiquice, e para isso, digo-vos já, não contem comigo.

    Para debater ideias, para expor o meu ponto de vista e a minha opinião, tentarei contribuir sempre que puder (e souber).

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

    • silveriamiranda says:

      Vitor Hugo, todos aqueles que vierem por bem e que respeitem os outros (isso incluiu não só não insultar, como também não levantar boatos infundados) serão sempre nossos convidados neste espaço e bem recebidos. Militantes de determinado partido ou não, todos têm direito à sua opinião e, mais que isso, o dever de partilhá-la quando tal se mostre fundamental num debate. Só assim este se tornará mais rico!

    • João Mendes says:

      Olá Vítor,

      Já tive oportunidade de falar contigo via Facebook mas agora que o meu tempo disponível aumentou consideravelmente (as férias começam hoje), não queria passar sem te deixar umas palavras.

      Obrigado pelo teu comentário e pelo reconhecimento. Entendemos que faz falta uma plataforma que discuta a política trofense por um prisma que não o partidário e dai esta iniciativa. Nestes primeiros dias já conseguimos juntar alguns amigos em torno do projecto e esperamos que, no futuro, este blog se transforme num centro de debate de onde possam florescer ideias e alternativas.

      Os jovens interessam-se mas faltam-lhes “meios” para se poderem expressar. É também isso que pretendemos providenciar ainda que sejamos uma casa aberta a todas as idades 🙂

      De resto posso te garantir que não entraremos em politiquices ou demagogias: conheces-nos bem para saberes que somos criteriosos a formular os nossos juízos e não entramos na política do boato. E contamos contigo para animar o debate!!

      Um abraço

  3. Parabéns pela iniciativa! Já está subscrito nos meus feeds para acompanhar regularmente.
    Gosto dos teus textos Mendes, subscrevo muito do que dizes.
    Boa sorte para o projecto.

  4. João Mendes says:

    Olá Pedro,

    Obrigado pelo teu apoio e reconhecimento. Espero ter-te cá a ajudar no debate e, caso ainda não conheças a Silvéria, estou certo que também subscreverás muito do que ela diz 🙂

    Um abraço

  5. Pingback: Parece que foi há um ano… | …e a Trofa é minha!

  6. Pingback: Um ano de E a Trofa é minha! | …e a Trofa é minha!

  7. Pingback: Nota informativa aos leitores e visitantes ocasionais do E a Trofa é Minha | …e a Trofa é minha!

  8. Pingback: Uma aventura que chegou ao fim | …e a Trofa é minha!

Deixa aqui o teu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s